segunda-feira, 21 de julho de 2008

Uma corrida com muita pedalada

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=969966


Jornal de Notícias / Vanessa Sousa (00h30m) dizem:

Cerca de 8500 participaram no Porto Bike Tour, percorrendo os 11,5 quilómetros do percurso em bicicleta, entre a ponte da Arrábida e a Foz. O evento ficou marcado pela participação de VIP e a Associação de Cegos.
Não é uma corrida, para ver quem chega mais depressa, é como um passeio, com a oportunidade única de atravessar a Ponte da Arrábida de bicicleta, a pedalar pela prática regular de exercício físico e contra o uso de drogas. E porque não é uma competição, todos podem levar a bicicleta fornecida para casa.
Várias caras conhecidas marcaram presença, assim como pessoas de idades dispersas. Com o apoio de várias empresas conhecidas e do Instituto da Droga e Toxicologia, o mote é "Pedalada... só com a tua energia!".
A ex-atleta Aurora Cunha não deixou de estar presente, exibindo na sua t-shirt a frase: "Desporto é para todos". "Que isto sirva de lição que o desporto pode ser uma corrente de solidariedade e de alerta".
Alguns membros Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal também participaram. É o caso de Susana Gonçalves, invisual, que achou "muito giro" andar de bicicleta, já que foi "a primeira vez" de muitas. Numa bicicleta dupla, na companhia do marido que, por conseguir ver, foi no lugar da frente, Susana ajudou a pedalar. "Foi muito bom lembrarem-se também de pessoas com deficiências, porque é importante darem-nos voz", salientou.
Vários participantes vieram de longe. O presidente da União Progressiva de Chão de Sobral, associação para "dinamizar" a Aldeia das Dez, em Coimbra, e "manter os jovens" na localidade, trouxe mais 12 associados para andar de bicicleta, por exemplo. Já Albertino Ribeiro veio de Leiria e usou uma peruca e uns óculos "fundo de garrafa", por "brincadeira", enquanto pedalava. "Participei em corridas de bicicleta durante 10 anos" e gostava que "houvesse este género de eventos de três em três meses", comentou. Marília Rodrigues, 53 anos, revelou gostar de "praticar exercício" e levou para o passeio o marido. "Faz bem à saúde. A partir de uma certa idade, temos que nos mexer!".

Sem comentários: